quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Parque Molinológico UL

Ul, é uma freguesia de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro.
São famosos nesta terra os moinhos de água, cuja existência vem de muito longe. Documentos do século XVIII já faziam referência à sua presença em terras de Ul. Esta freguesia pôde em tempos contar com cerca de sessenta moinhos, alguns de dimensões consideráveis, o que veio a fazer da moagem uma actividade económica muito própria da freguesia de Ul.
Estes preciosos e muito úteis moinhos tiveram já diversas funções, inicialmente destinaram-se à moagem do milho, depois do trigo e, mais tarde, passou-se a descascar o arroz.
Uma das consequências que veio da moagem dos mais diversos cereais, passa então também pela confecção de pão, o muito conhecido Pão de Ul, que também se revelou fonte de rendimento para muitas famílias nesta região.

Com vista à preservação destes grandiosos e muito importantes moinhos, mas também para que não se perdesse a tradição envolvente a todo o processo de moagem, dá-se a criação do Parque Temático Molinológico. Para que assim a tradição seja mantida e não esquecida.
No próximo dia 03 de Setembro, o nosso grupo coral vai ter a oportunidade de visitar o parque, almoçar juntos e poder partilhar e conviver com os elementos do grupo e as suas famílias. Mais para a parte da tarde vamos poder cantar na Igreja de Ul. Vai ser um dia divertido, cheio de brincadeiras e gargalhadas e é, de facto, isto que ajuda à união do grupo.
Uma experiência a repetir regularmente.

by Raquel Resende e Joana Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário